Análise: GameSir T3S

Fala galera, hoje estou trazendo aqui para vocês a análise do controle multiplataforma T3S da Gamesir, que pode ser uma ótima escolha para quem está procurando um controle super custo benefício para utilizar em diversos dispositivos.

Esse controle nada mais é que uma atualização da versão T3 que ainda está sendo produzida pela Gamesir sendo o mais barato da marca.

Porém agora na versão T3S nós temos melhorias consideráveis em questão de conexões e compatibilidade.

Aparência

Em questão de aparência o Gamesir T3S lembra muito o Dualshock 3, tendo exatamente o mesmo designer mudando apenas as suas cores e padrão de botões. A sua cor predominante e o preto fosco semi brilho com detalhes em vermelho no seus analógicos.

A carcaça do controle é feita de plástico áspero que aparenta ter uma boa qualidade e seu peso total é de 197 gramas.

Para vocês terem ideia para comparação, o Dualshock 3 pesa 290 g, o Dualshock 4 pesa 210 g e o controle de Xbox One S junto com suas pilhas fica em torno de 300 gramas. Então o T3S é realmente mais leve quando comparado com outros controles concorrentes.

Botões

Na questão dos botões, aqui vemos dois padrões diferentes, pois invés de ter os botões de ação estilo Playstation X, O, Δ, ▢ aqui nós temos o padrão Xbox, que utiliza X, Y, A, B.

Já na suas defesas a Gamesir optou por deixar o padrão R1, R2, L1, L2 dos controles da Sony, o que pode causar certa confusão para novos usuários de controles que não estão acostumados com esse padrão, isso porque no PC quase todos jogos vem por padrão com os comandos RT, RB, LT, LB.

Uma boa notícia é que os gatilhos são analógicos, então aqui iremos ter a função de aperto gradual que é utilizada principalmente pelo pessoal que joga jogos de corrida.

Os analógicos são firmes e emborrachados, os dois contém uma superfícies texturizadas que entregam uma sensação muito boa de firmeza na hora de usar. E para comparação, eu achei os analógicos do T3S levemente mais duros na movimentação do que os do meu Dualshock 4 original da Sony, dando assim a impressão de mais precisão na hora de movimentar.

Os botões de setas são altos e entregam um aperto firme e preciso. Praticamente iguais ao do Dualshock 4.

Os botões de ação Y, X, A, B tem um aperto bem barulhento, não ficam balançando e são levemente convexos.

No centro do controle nós temos o botão home, Start, Select e também os botão de turbo e clear. Funcionalidade que normalmente vem em todos os controles da Gamesir.

O botão turbo serve para deixarmos o botão em moto de aperto de repetição rápida

E o botão clear serve para limpar os comandos de combo configurados para cada botão.

Bateria

Segundo a Gamesir o T3S possui uma bateria de 600mha, que segura uma autonomia de 25 horas de uso contínuo e leva 3 horas para carregar totalmente.

Porém as informações não parecem estar corretas, pois na caixa do controle diz 600mha e no controle diz 500mha.

Uma coisa muito importante que devemos levar em conta na hora de medir a duração de bateria é que este controle possui um forte sistema de vibração, o que faz com que a bateria interna dure menos.

Os motores de vibração possuem níveis de regulagem que vão de alto, médio a baixo e também podem ser desligados.

O controle também possui um aviso em LED que pisca quando a carga esta baixa, que é um fator muito importante feito para evitar surpresas durante o jogo. Para carregar o controle vem junto na caixa um cabo USB Micro B com 1,8 metros de comprimento, porém o mesmo não acompanha carregador, que no final acaba não fazendo tanta falta pois você consegue carregá-lo enquanto joga no PC.

Infelizmente esse modelo da Gamesir mesmo sendo novo não vem com a entrada USB C, provavelmente por que aproveitaram grande parte das peças do T3, a primeira versão do controle.

Comandos

Os controles da Gamesir sempre possuem várias funcionalidades, neste modelo não seria diferente. Abaixo deixarei a lista de todas funções que o controle possui junto aos seus comandos.

ComandosFunção
X + HomePareamento no PC
A + HomePareamento no Android
B + HomePareamento no IOS
Y + HomePareamento no Nintendo Switch
Turbo + Seta pra Cima ou baixoAumenta e diminui a vibração
Turbo + ( X, A, B, Y, L1, L2, etc)Ativa modos de repetiçoes do Turbo.
Turbo + Seta para esquerda ou direitaAumenta e diminui a velocidade do turbo
L2 + R2 + L3 + R3 por 3 SegundosAtiva o modo de calibração para os Joysticks e bumpers
L1 + R1 por 2 SegundosSai do modo de calibração

Compatibilidade

Em questão de compatibilidade esse controle funciona no:

  • PC: Windows 7, 8 e 10.
  • Android: 7 ou superior.
  • IOS: 13 ou superior
  • Consoles: Nintendo Switch e Switch lite

O controle também acompanha um receptor que funciona tanto em outros modelos de controles da Gamesir como em controles de outras marcas.

Se você não quiser utilizar o receptor não tem problema, pois o controle possui Bluetooth 5.0 para conectar em qualquer dispositivo.

E para quem está querendo comprar para jogar com o Nintendo Switch saiba que o T3S não possui sensor de movimento giroscópio.

Mapeamento de tela

Além de ser Multiplataforma o Gamesir T3S é compatível com o aplicativo exclusivo da marca, no qual te permite mapear todas as teclas do controle, fazendo assim que o mesmo tenha compatibilidade com TODOS jogos existentes na plataforma Android. Mesmo sendo algo não nativo do jogo, o resultado final é muito bom.

Devo avisar a todos que pesquisem antes de jogar para ver se esta prática é aceitável caso você tente usar em um jogo multiplayer competitivo, para ativar esta função diferente dos outros controles que possuem o botão “G” aqui você primeiramente terá que baixar um programa no seu PC chamado “vtouch-1.0.9 Ativador” que irá ativar o modo mapeamento dentro do apk “Gamesir World” no seu celular.

Primeiro você terá que ativar o modo desenvolvedor no celular, plugá-lo ao PC, baixar o APK “Gamesir World” no site oficial da Gamesir e enfim abrir o “vtouch-1.0.9 Ativador” e ativar tal função.

Sim, processo um pouco demorado, ainda mais pra quem não está acostumado a fazer algo do tipo. Mas depois de pronto a função funciona perfeitamente.

Caixa

Dentro da caixa além do controle também vieram um manual, um cabo USB Micro B de 1,8 metros de comprimento e um receiver bluetooth.

Realmente o T3S é um controle de boa qualidade que cumpre tudo oque promete, ainda mais pelo preço de 130 reais, aprovo e indico para todos que quiserem comprar.

Vídeo análise

Deixo aqui embaixo o link oficial do site da GAMESIR junto com o link da loja oficial no AliExpess:

GameSir T3S

Nota do GameSir T3S
9 10 0 1
Aqui temos a pontuação final de acordo com toda a nossa experiência com o controle
O CODORÇO recomenda este controle!
9/10
Total Score iRecomendado!
  • Qualidade de construção
    10/10 Perfeito
    - Ótima qualidade de construção, apresenta uma boa resistência.
  • Compatibilidade
    10/10 Perfeito
    - PC Windows, Android, IOS e Nintendo Switch.
  • Funcionalidade
    10/10 Perfeito
    - Exerce sua função projetada perfeitamente.
  • Bateria
    7/10 Bom
    - 500 mAh com duração de 20 a 24 horas de uso continuo.
  • Conforto
    9/10 Incrível
    - Pegada muito confortável.
  • Botões
    9/10 Incrível
    - Os gatilhos são bons porem os botões de seta DPad poderiam ser mais baixos e confortáveis.
  • Preço
    10/10 Perfeito
    - R$: 130 a 170 Reais (10/22)

Prós

  • Multiplataforma
  • Gatilhos Analogicos
  • Controle de vibraçao
  • Aplicativo exclusivo para mapear as teclas do controle no Android.
  • Preço

Contras

  • Não tem sensor de movimento giroscópio.
  • Utiliza USB micro B que já é ultrapassado
Imagem padrão
Codorço
Jornalistas - Redator na Gamevicio.com Streamer e Youtuber nas horas vagas
Artigos: 15

Deixar uma resposta